Desdobramentos da sessão da CAE (Senado) – dia 9/11

Prevista para acontecer no dia 9/11, a votação do PL 591/2021 foi adiada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Antes mesmo de começar a sessão, senadores favoráveis à privatização admitiam que o PL passar ou não era algo imprevisto. Nem todos os parlamentares revelam abertamente a posição que têm sobre o assunto. Até mesmo por parte daqueles que são a favor da venda dos Correios, há uma impressão de que o placar pode ser apertado, com chances de não ser aprovado.

 

A votação do PL 591/2021 na CAE foi adiada pois o relator, senador Marcelo Bittar, apresentou uma complementação de voto para assegurar que não haverá fechamento de agências em áreas remotas da Amazônia Legal no período de 60 meses. O movimento aconteceu para agradar os colegas representantes daquele Estado, insatisfeitos com a possibilidade de falta de atendimento de serviços postais na região Norte.

 

Sobre o assunto, a ADCAP Nacional emitiu nota lembrando que o fechamento de agências pode acontecer não somente na região Norte, mas em milhares de municípios brasileiros. Afinal, a garantia de atendimento de toda a população para os serviços postais somente existe com o modelo atual, onde localidades lucrativas garantem a presença dos Correios em cidades não-lucrativas, o que configura o compromisso da estatal com a população. Além de sempre terem buscado ser sustentáveis, os Correios também possuem um histórico viés social. Caso a empresa pública seja privatizada, a tendência é a falta de atendimento nos municípios não lucrativos.

 

Presença da ADCAP Minas no dia 9/11

 

Entre as entidades representativas dos empregados dos Correios presentes no dia 9/11 em Brasília, por conta da votação do PL 591/2021 na CAE, estava também a ADCAP Minas. O vice-presidente da Associação, Rogério Ulisses, se juntou aos demais colegas de vários estados brasileiros que foram à cidade, marcando presença em frente ao prédio do Anexo 2 do Senado, onde aconteceria a votação.

 

#SomosEssenciais #TodosPelosCorreios

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios! Os conteúdos estão disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais – FacebookInstagram e Twitter. Cadastre-se também no Whatsapp (61) 99448-7766. Curta e compartilhe as informações com todos.

Deixe um comentário