Países onde os Correios são públicos

Em países de grandes dimensões territoriais, é comum o serviço de correio ser público. O Índia Post é o correio estatal indiano. Com o 6º maior território do mundo, a Índia conta com esse operador para alcançar os cidadãos em todos os cantos do país, levando a eles serviços de comunicação, de logística e de atendimento presencial. Na Índia e nos maiores países do mundo é assim.

 

O Canadá Post é o correio estatal canadense. Localizado na América do Norte, esse país possui o 2º maior território do mundo. A China e a Rússia são outros dois exemplos de nações com enormes extensões territoriais e com serviços postais estatais também de grandes dimensões. Para conseguirem cobrir todo o território que possuem, precisam de um serviço público que atenda a toda a população.

 

Na verdade, em pouquíssimos países do mundo o serviço de correio não é totalmente público. A maior economia mundial, os EUA, por exemplo, também mantêm as atividades postais sob controle do Estado. Se considerarmos a totalidade dos países existentes no mundo, em 96% deles a gestão do serviço de correio é pública. Isso não é coincidência. O serviço postal é tipicamente público. E aqui no Brasil essa condição está prevista na própria Constituição Federal. A principal razão para tanto é a universalização.

 

Somos o 5º maior país em território no mundo. Será que um serviço de correio nas mãos da iniciativa privada conseguiria chegar a todos os cantos do Brasil, como é feito hoje pelos Correios? A empresa pública está em todos os 5.570 municípios brasileiros. Por isso, é o maior operador logístico do País, pois consegue ligar inclusive as cidades mais remotas aos polos econômicos nacionais. Os Correios são um agente de integração.

 

#SomosEssenciais #TodosPelosCorreios

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios! Os conteúdos estão disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais – FacebookInstagram e Twitter. Cadastre-se também no Whatsapp (61) 99448-7766. Curta e compartilhe as informações com todos.

Deixe um comentário