O papel dos Correios no desenvolvimento do Brasil

No dia 22/11, foi realizada reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios na Câmara dos Deputados, com a participação como convidado do assessor da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Marcos César. No encontro, ele abordou a situação atual pela qual a empresa pública passa, apontando desafios, oportunidades, necessidades de atenção e pontos positivos da estatal. Conheça abaixo os principais destaques:

 

Desafios

  • Sustentabilidade econômica em cenário de concorrência acirrada;
  • atualização tecnológica;
  • gestão dos passivos mais significativos: Postalis (fundo de previdência complementar dos empregados), Postal Saúde (administradora do plano de saúde dos empregados), ações trabalhistas.

 

Oportunidades

  • Banco Postal – atuação da empresa pública como correspondente bancário, principalmente em cidades onde não há a disponibilidade de serviços financeiros;
  • marketplace / comércio eletrônico – há anos os Correios se destacam como opção de operador logístico para as entregas nas vendas desse segmento;
  • internacionalização – expansão para além das fronteiras nacionais, garantindo maior qualidade e agilidade em compras feitas em outros países por clientes em território nacional;
  • parcerias – há muitas oportunidades ligadas aos setores de logística, comunicações, segurança digital, incluindo serviços que podem ser prestados aos próprios órgãos do governo. Este em vários momentos já recorreu aos Correios para a distribuição e recolhimento de objetos envolvendo grandes operações. Um exemplo é o Enem, que conta com a estatal para a entrega das provas nos inúmeros locais da aplicação dos testes.

 

Além desses pontos principais, Marcos César também lembrou que é importantíssimo a Direção dos Correios ter uma gestão mais técnica, com pouca influência política. Basicamente, ela teria que ser constituída por profissionais com formação e experiência adequada a cada área, a seleção ideal passaria por critérios bem objetivos ou feita por um headhunter e haveria a necessidade de avaliação periódica dos gestores, feita pelo Conselho de Administração.

 

Clique aqui e confira na íntegra a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios

 

#SomosEssenciais #TodosPelosCorreios

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios! Os conteúdos estão disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais – FacebookInstagram e Twitter. Cadastre-se também no Whatsapp (61) 99448-7766. Curta e compartilhe as informações com todos.

Deixe um comentário