Estatais aumentam os lucros, mas governo quer privatizar

Estatais aumentam os lucros, mas governo quer privatizar

O lucro líquido de todas as estatais brasileiras em 2019 foi de R$ 109 bilhões. O resultado é 53% superior em relação ao ano anterior e é o maior desde 2008. Esses dados foram divulgados no início deste mês pelo Ministério da Economia. Os Correios integram esse grupo de empresas públicas, apresentando lucro de R$ 102 milhões no ano passado. Mesmo assim, o governo federal voltou a afirmar que irá privatizar a estatal.

 

Se consideramos a questão de os Correios não depender do governo federal para se manter e ainda por cima ter lucro, qual o motivo de se insistir na venda da empresa? É uma decisão sem sentido…

 

Os Correios sempre estiveram presentes na vida dos brasileiros. A empresa atua como agente do governo em localidades onde não há nenhuma outra unidade de representação da esfera federal (60% dos municípios). Além disso, a estatal é um dos principais operadores logísticos do País, integrando economicamente diversas regiões.

 

Os Correios também possuem importante papel de apoio em políticas públicas, como as de saúde e de educação. Podemos citar a participação da empresa no transporte de materiais didáticos em todo o País, anualmente. Outro exemplo são as operações recentes de distribuição de itens para pesquisa a instituições de estudos, que estão atuando no combate ao coronavírus, e de materiais de higienização a hospitais.

 

O vice-presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Marcos Cesar Alves Silva, ressalta a importância dos serviços dos Correios. Ele lembra que a empresa atende todos os municípios brasileiros, sem precisar de dinheiro do governo federal para tanto. Para Marcos, esse feito é “algo que nenhuma outra empresa brasileira conseguiu fazer até hoje”. Marcos Cesar também afirma que, sem argumentos claros, agora o governo federal usa a desculpa da necessidade de se fazer caixa, por conta da crise, para tentar privatizar as estatais.

 

#SomosEssenciais #TodosPelosCorreios

 

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios! Os conteúdos estão disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais – FacebookInstagram e Twitter. Cadastre-se também no Whatsapp (61) 99448-7766. Curta e compartilhe as informações com todos.

Deixe uma resposta