ADCAP Minas participa de reunião na Câmara Municipal de Capitólio

A Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP Minas) participou de reunião ordinária na Câmara Municipal de Capitólio, cidade do Oeste de Minas, no dia 2/12. A pedido da Associação, a Casa Legislativa da cidade abriu espaço para que o vice-presidente da ADCAP Minas, Rogério Ulyssses, apresentasse aos vereadores e população de Capitólio os efeitos resultantes da privatização dos Correios.

 

Rogério Ulysses ressaltou que “os Correios são estratégicos para a integração nacional”. Uma eventual privatização da estatal seria um verdadeiro desastre, tanto para os profissionais que trabalham nos Correios e ajudam a manter um verdadeiro patrimônio nacional, quanto para a população, principalmente para os pequenos municípios. “Eles pagarão a conta dessa equivocada avaliação do governo”.

 

O vice-presidente da ADCAP Minas também lembrou a importância social e econômica dos Correios, afirmando que a empresa “presta serviços de natureza nitidamente pública”. A estatal é responsável, em especial nas pequenas cidades, pelo pagamento de benefícios nos 5.570 municípios do País, recebimento de inscrições de concursos, de contas e de impostos; distribuição de medicamentos e de provas de importantes processos educacionais, como o Enem; entrega de livros didáticos em escolas públicas, entre outros serviços. A fala completa do vice-presidente da ADCAP Minas pode ser conferida aqui (a partir dos 55min).

 

#TodosPelosCorreios

A ADCAP Minas tem apoiado iniciativas como essa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto aos efeitos de uma eventual desestatização dos Correios. A ação faz parte da campanha Todos Pelos Correios (www.todospeloscorreios.com.br), promovida com a participação de outras entidades e instituições que têm interesse na manutenção da empresa como prestadora de serviços públicos.

 

A privatização dos Correios também já foi tema de sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em audiência pública realizada no mês de agosto deste ano. Além das audiências em casas legislativas de todo o País, estão sendo propostas moções de repúdio à privatização por esses órgãos. Só em Minas, desde junho, já foram aprovadas 70 moções por diversas Câmaras Municipais. Nesse grupo de municípios estão Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Ouro Preto, Pirapora, São João Del Rei, Uberlândia (veja lista completa abaixo). O vice-presidente da ADCAP Minas ressaltou que em todo o Brasil cerca de 500 municípios já se manifestaram contra a privatização dos Correios, por meio da aprovação de moções em suas Câmaras Municipais.

 

Cidades de MG onde já foram apresentadas moções em defesa dos Correios com o apoio da ADCAP Minas

ABAETÉ

AÇUCENA

ALTO RIO DOCE

ARAÇAÍ

BARBACENA

BELO HORIZONTE

BIAS FORTES

BOTUMIRIM

CACHOEIRA DO PRATA

CAETÉ

CANDEIAS

CARMO DE MINAS

CARMO DO PARANAÍBA

CASA GRANDE

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CONSELHEIRO LAFAIETE

CONTAGEM

DESCOBERTO

ENTRE RIOS DE MINAS

FERROS

FORMIGA

FRUTAL

GOVERNADOR VALADARES

IGUATAMA

ILICÍNEA

IMBÉ DE MINAS

IPATINGA

ITABIRITO

ITUIUTABA

ITUMIRIM

JANAÚBA

JUIZ DE FORA

LAVRAS

MANHUAÇU

MARIANA

MERCÊS

MOEDA

MONTES CLAROS

NAQUE

OLIVEIRA FORTES

OURO PRETO

PAIVA

PEDRO LEOPOLDO

PIEDADE DE PONTE NOVA

PIRACEMA

PIRANGUINHO

PIRAPORA

PRADOS

RIO NOVO

RIO PRETO

ROCHEDO DE MINAS

SANTA LUZIA

SANTANA DO DESERTO

SANTANA DO JACARÉ

SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ

SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

SÃO GONÇALO DO ABAETÉ

SÃO JOÃO DEL REI

SÃO PEDRO DOS FERROS

SAPUCAÍ MIRIM

SENHORA DE OLIVEIRA

SERRA DA SAUDADE

TABULEIRO

TIRADENTES

TRÊS MARIAS

TRÊS PONTAS

UBAPORANGA

VÁRZEA DA PALMA

VIÇOSA

VIRGÍNIA

 

E não se esqueça: é importante ficar de olho nos conteúdos da campanha Todos Pelos Correios. Acesse www.todospeloscorreios.com.br, siga as redes sociais (FacebookInstagram e Twitter), use a hashtag #TODOSPELOSCORREIOS. Cadastre-se no Whatsapp (61) 99448-7766. Curta e compartilhe os conteúdos com todos!

 

Deixe uma resposta