Acaiaca, Itaguara e Santos Dumont dizem ‘não’ à privatização dos Correios

Outros três municípios de Minas Gerais se manifestaram, nos últimos dias, em defesa dos Correios. Por meio de suas Câmaras Municipais, Acaiaca, Itaguara e Santos Dumont disseram ‘não’ à privatização da empresa pública. Com isso, o número de cidades mineiras a se posicionarem contra a venda da estatal chegou a 142. Essas localidades reúnem cerca de 9,94 milhões de pessoas, o que representa quase 50% de toda a população de MG (em torno de 20,87 milhões de habitantes, segundo o último Censo do IBGE).

 

Em Acaiaca e Santos Dumont, localizadas na região da Zona da Mata, as proposições foram aprovadas ontem (27/09) pelos vereadores do município. Na primeira cidade, a iniciativa teve autoria de Joyce Dantas (PT). Já em Santos Dumont, o vereador Conrado Luciano (também do PT) foi quem apresentou a proposição de moção em repúdio à venda dos Correios. Em Itaguara, a iniciativa foi votada no dia 23/09, sendo de autoria do vereador Luiz Almeida (MDB).

 

Acaiaca, Itaguara e Santos Dumont possuem respectivamente populações de cerca de 4 mil; 13,5 mil e 46,4 mil. Os dois primeiros municípios são considerados de pequeno porte e o terceiro de médio porte. Principalmente em cidades como essas, uma eventual privatização dos Correios pode acarretar efeitos negativos para a população e empreendedores locais. Em reportagem publicada hoje, o portal UOL mostrou que, em 40% dos municípios brasileiros, os Correios são a única empresa que realiza a entrega de encomendas. Isso demonstra o quanto a estatal é um agente nacional de integração econômica, sendo o suporte de inúmeros empreendedores que dependem dela para distribuírem produtos em todo o Brasil.

 

Moções em repúdio à privatização

 

Ao serem aprovadas, as moções são enviadas às autoridades do Congresso Nacional e do Executivo Federal. A lista completa das cidades que já se manifestaram contra a venda dos Correios está disponível no site da ADCAP Minas. Na página da Associação, também é possível conferir quem são os vereadores autores das iniciativas. Conheça também o Mapa das Moções – mapa interativo com os municípios mineiros que já disseram ‘não’ à privatização dos Correios.

 

#SomosEssenciais #TodosPelosCorreios

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios! Os conteúdos estão disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais – FacebookInstagram e Twitter. Cadastre-se também no Whatsapp (61) 99448-7766. Curta e compartilhe as informações com todos.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário